Nova recomendação da Anvisa sobre vacina contra COVID-19 para gestantes


Em comunicado oficial divulgado na noite de segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso de vacinas contra COVID-19 fabricadas pela AstraZeneca/Fiocruz em gestantes.

Mas não se preocupe:
as demais vacinas contra COVID-19 continuam liberadas!

A Anvisa orienta que a indicação contida na atual bula da vacina da AstraZeneca/Fiocruz, não recomendando o uso da vacina por gestante sem orientação médica, seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação surgiu a partir do resultado de monitoramento de eventos adversos, feitos constantemente sobre as vacinas contra Covid em uso no Brasil.

Em uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula da fabricante, a aplicação só deve ser feita após uma avaliação individual realizada por um profissional de saúde, considerando os riscos e benefícios da vacina para a paciente.

O Ministério da Saúde avalia e investiga os possíveis riscos tromboembólicos associados ao uso da vacina da fabricante AstraZeneca/Fiocruz. As demais fabricantes de vacina continuam liberadas para uso em gestantes e puérperas!

Estamos antenados para as novas informações sobre o uso de vacinas da fabricante AstraZeneca/Fiocruz que devem ser divulgadas em breve pelo Ministério.

Lembramos que as orientações continuam as mesmas em relação a vacinação de grávidas e puérperas, incluídas como um dos grupos prioritários na Campanha Nacional de Vacinação Contra COVID-19.

A sua segurança e de seu filho em primeiro lugar no #TimeFilho!

COMPARTILHAR

Links Relacionados

30 de abril de 2021 -

Vacinação contra COVID-19: liberada para todas as gestantes e puérperas

Devido ao agravamento da pandemia no Brasil e ao...

Ver Mais...

4 de junho de 2021 -

A Campanha #Juntospelafertilidade já começou.

A Merck, com apoio de parceiros chave, está dedicada...

Ver Mais...

Garanta sua vaga,
registre-se agora!

Teste seus conhecimentos
sobre Reprodução Humana

 

Cadastre-se e receba detalhes exclusivos

Patrocínio



Siga e compartilhe nossas redes sociais
Siga e compartilhe nossas redes sociais